Conheça a história do livro Velaturas, de Helena Teixeira Rios

  • Post category:Arte
Conheça a história do livro Velaturas, de Helena Teixeira Rios

A Porcaro Arte apresenta o trabalho da fotógrafa Helena Teixeira Rios, intitulado como Velaturas, tendo se desenvolvido a partir de suas percepções durante uma viagem que realizou para Israel. 

Oriundo de um passeio familiar que aconteceu no início de 2018, o Velaturas retrata um pouco dos sentimentos e sensações que teve enquanto esteve no Estado de Israel, por meio das artes feitas  pela artista. “Eu gosto que o imaginário da pessoa flua mais. Então eu gostaria que ao ler este livro, as pessoas entrassem um pouco dentro da minha história, mas criassem, também, sua própria história” comenta.

Para o desenvolvimento das artes que compõem a obra, Helena Rios conta que percebeu  “que havia uma dificuldade de entendimento da situação, como se fosse uma névoa, porque o país tem uma densidade muito grande. Na mesma localidade se vê várias camadas de história, de tempo e de cultura”. 

Foi por meio destas camadas, repletas de memórias e acontecimentos, que a artista se inspirou e criou vários desenhos aquarelas, além de pinturas com cabelo e algodão. 

Para a produção de seu livro, Helena Rios contou com a curadoria de Eder Chiodetto e Fabiana Bruno. “A partir do projeto gráfico ficou mais claro chegarmos ao título do livro, que foi Velaturas. Essas velaturas históricas que criam aquele campo geográfico tão complexo, pôde ser vertido nas passagens poéticas que ela faz, criando uma tensão na linguagem entre fotografia, pintura e desenho”, diz Eder

O livro conta ainda com a impressão realizada pela Ipsis Gráfica e Editora especializada em Publicação de Arte. Confira todos os detalhes desta produção no vídeo:

Além do nosso blog, a Porcaro Arte pode ser conferida em nossas redes sociais, Facebook e Instagram, e em nosso canal do Youtube.  

Deixe uma resposta