Porcaro Arte homenageia Amilcar de Castro

  • Post category:Arte
Porcaro Arte homenageia Amilcar de Castro

A Porcaro Negócios apresenta o seu novo projeto, a Porcaro Arte. Em sua primeira edição escolhemos homenagear um dos maiores expoentes da arte brasileira: Amilcar de Castro

Em nossa primeira produção, procuramos mostrar um pouco mais sobre o Instituto Amilcar de Castro e todo o trabalho que é desenvolvido no local. O Instituto, que era o antigo ateliê do artista, desenvolve um trabalho contínuo de divulgação e valorização da obra de Amilcar, por meio de suas pinturas, esculturas de aço, madeira, mármore e vidro, além de suas gravuras desenhos e poemas. 

Desde a sua fundação, em 2004, as obras foram cedidas para diversas mostras, em galerias e espaços institucionais de todo o mundo, contribuindo para a maior visibilidade e alcance de seus trabalhos nos mais variados meios de comunicação com público em geral, colecionadores e admiradores de obras de arte, e pesquisadores do assunto. 

O terreno, localizado em Nova Lima, foi reformado e em 2018 ganhou um exuberante jardim de esculturas, onde podem ser vistas algumas obras de grande porte do artista.

Confira o depoimento de Ana Castro, filha do artista e presidente do Instituto que representa e administra o acervo de Amilcar:

O Instituto foi criado em 2004. O meu pai morreu em 2002, no final do ano, e em 2003 a gente ficou pensando o que poderíamos fazer (com o local), por que esse espaço já existia como atelier do meu pai. 

A primeira obra do meu pai foi feita em 52 (1952) e é de cobre. A partir dessa obra, ele desenvolveu todo o trabalho dele. 

No princípio de 2004 nós resolvemos oficializar o Instituto Amilcar de Castro. Ele foi criado com o objetivo de certificar e catalogar as obras. Além disso, a gente tem um trabalho de limpeza, de armazenamento, de restauro e , também, um cuidado com a produção da memória do artista. 

Nós estamos fazendo uma parceria com o Iac (Instituto de Arte Contemporânea) de São Paulo, aonde nós vamos disponibilizar todo o  material de produção intelectual. Isso vai possibilitar a pesquisa de museus, galerias e pessoas interessadas vão ter acesso a essa produção de forma muito mais fácil e eficiente.

Queria convidar a quem tivesse interesse de nos visitar. Nós fazemos visitas guiadas. É só agendar que receberemos com muito prazer. 

Conheça um pouco mais sobre a trajetória do artista

Instituto Amilcar de Castro/Reprodução

Escultor, gravador, desenhista, professor de artes plásticas, pintor e diagramador, Amilcar Augusto Pereira de Castro nasceu em 1920, na cidade de Paraisópolis, interior de Minas Gerais. Com sua sensibilidade tocou, por meio de suas obras de arte, milhares de pessoas até o ano de 2002. 

Ao longo dos seus 82 anos de vida, ganhou diversos prêmios, como o “1º Prêmio de Escultura no Salão Nacional de Arte Moderna da Bahia”, “Prêmio do Panorama da Arte Brasileira”, na categoria Desenho, “Prêmio Nacional da Funarte – Fundação Nacional de Arte e pelo Ministério da Cultura”, “Prêmio Johnnie Walker de Artes Plásticas”, entre vários outros. 

A Porcaro Arte também está disponível em nossas redes sociais, Facebook e Instagram, e em nosso canal do Youtube

Deixe uma resposta